Cabedelo realiza Conferencia das Cidades, cria o Conselho e elege seus 27 membros e os 09 delegados para a etapa estadual



A Prefeitura Municipal de Cabedelo, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, realizou nos dias 09 e 10 de maio, a 2ª Conferencia Municipal das Cidades. Atendendo ao Decreto nº 13/2013 de 21/02/2013, e as Portarias onde o prefeito Luceninha nomeou a comissão preparatória da mesma, composta por 1/3 de representantes do poder publico e 2/3 da sociedade civil organizada e definiu a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, para realizar e coordenar o evento.
Seguindo orientações da nacional e estadual, a Conferência Municipal de Cabedelo teve como tema “Quem muda a Cidade somos nós: Reforma Urbana Já!” e objetivou abrir debates com a sociedade civil organizada, sobre os principais eixos que nortearão, de forma ordenada, o crescimento do município, tais como: mobilidade urbana, habitação, regularização fundiária, sustentabilidade ambiental e saneamento.
Comandado pela secretária de desenvolvimento urbano, Dra Ana Maria Bezerra da Nóbrega, o evento ainda contou com o apoio do Secretário Municipal de Esportes, Cristiano Zenaide e sua equipe e ainda do Secretário de Comunicação Social e Institucional, Wellington Costa e equipe.
A Conferência Municipal das Cidades foi realizada no Teatro Santa Catarina e a abertura contou com a presença do prefeito José Maria de Lucena Filho, Luceninha, da primeira-dama e Secretária de Trabalho, Ação Social e Mulher, Vanda Lígia (Vandinha), do vice-prefeito Leto Viana e sua esposa vereadora Jacqueline Viana, da Presidente da Sehap, Dra. Emília Correia Lima (representante do governador), diversos secretários municipais, vários vereadores representantes do poder legislativo, movimentos sociais da sociedade civil organizada, sindicatos, empresários, Ong´s, ente outros segmentos presentes.
Após a execução instrumental do Hino de Cabedelo, executado brilhantemente ao violão pelo Maestro Calos Costa e do Hino Nacional, o ex-prefeito de João Pessoa, Urbanista Luciano Agra, proferiu sua palestra.
Sobre a Conferência das Cidades
Criada pelo governo Lula, as conferencias das cidades são instrumentos democráticos de participação da sociedade civil organizada, para em parceria com os gestores públicos dos Entes Federados, debaterem e formularem proposições, avaliações e construir as políticas públicas para o desenvolvimento urbano das cidades, nas três esferas de governo (município, estado e união). Com o tema “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já!” a edição municipal deste ano, ainda instituiu o Conselho Municipal da Cidade de Cabedelo, elegeu seus 27 membros e os nove delegados representantes do município na etapa estadual, prevista para acontecer nos dias 22, 23 e 24 de agosto de 2013.
Os membros do ConCidades-Cabedelo, assim como os delegados para a etapa estadual, foram escolhidos obedecendo as porcentagens determinadas pelo Conselho Nacional das Cidades, contidas no artigo 19 do RI da Conferencia Estadual e contemplando todos os seguimentos ali presentes. A saber: 42,3% do setor público (câmara e prefeitura); 26,7% dos movimentos populares; 9,9% de trabalhadores, por suas entidades sindicais; 9,9% de empresários ligados as questões urbanas; 7% do setor acadêmico da cidade e 4,2% das Ong´s.
O primeiro dia (09/05) foi dedicado ao repasse de informações, através das palestras proferidas por Luciano Agra (ex-prefeito de João Pessoa), Gildemar Alves (CEHAP), Ariosvaldo Aguiar (IDEME), Orlando Vilar (PRAC-UFPB), Osvaldo Carvalho (Sec. Adjunto de Planejamento de Cabedelo) e das intervenções dos participantes do evento. O segundo dia foi marcado pelos trabalhos em grupo, debates, indicação e apresentação das propostas, criação do Conselho Municipal das Cidades (ConCidades-Cabedelo), eleição de seus membros e dos delegados representantes do município na conferencia estadual.
Fonte: SECOM – Cabedelo/ Aguinaldo Silva

Confira quem são os 27 membros eleitos para o Conselho das Cidades de Cabedelo – ConCidades-Cabedelo e os nove delegados para a etapa estadual.
Setor Público (42,3%) – Prefeitura/Câmara/Porto:
01. Ana Maria Nóbrega – Secretária de Desenvolvimento Urbano;
02. Walber Farias – Secretário do Meio Ambiente;
03. Erika Gusmão – Secretária de Obras;
04. Adalberto Otávio – Secretário de Planejamento;
05. Rejane Viana – Chefe de Gabinete do Prefeito;
06. José Edgley Ramalho – Secretaria de Habitação;
07. Cristiano Zenaide – Secretário de Esportes;
08. Wilbur Holmes Jácome – Presidente da Cia Docas;
09. Graça Rezende – Vereadora;
10. Júnior Datelle – Vereador;
11. Mácio Bezerra – Vereador.
Setor da Sociedade Civil (57,7% divididos na seguinte porcentagem)
Movimentos Populares (26,7%):
1. José Marques – Acica;
2. Janilson Feitosa – AACC;
3. Jaemio Carneiro – Ades-PB;
4. Aguinaldo Gonçalves – Movimento Nacional de Luta por Moradia;
5. Moiseis Oliveira – Associação de Moradores do Jardim Brasília;
6. Maria do Socorro Socorrão – Associação do Jacaré;
7. Samuel Cunha – Cooperativa de Pescadores de Cabedelo.
Trabalhadores (9,9%):
1. Ricardo Tabosa – Intersindical;
2. Leonilde Cristhine – Sindicatos;
3. José Rufino de Araújo Júnior.
Empresários (9,9%):
1. Sebastião Tavares Quintans – Grupo Quintans;
2. Alex Garcia – IMA Construções;
3. Alan Rodrigues – Transportes Marajó.
Universidades (7%)
1. Avenzoar Arruda
2. Martha Simone
Ong´s (4,2%)
1. Darloza Braga – Rede SOS Verde.
Confira também os Delegados eleitos para a etapa estadual a se realizar em 22, 23 e 24 de agosto de 2013:
Setor Público - Titulares
1. Cristiano Zenaide – Prefeitura/SEJEL
2. Coronel Romildo – Prefeitura/SEMOB
3. Márcio Bezerra - Câmara
Sociedade Civil - Titulares
4. Divyson Gustavo de Moura Silva – SOS Verde Cabedelo
5. Andrea – Centro de Convivência do Idoso - CCI
6. Leandro Cunha – Associação de Pescadores
7. Claudio Jonas dos Santos – Associação de Moradores
8. Ricardo Tabosa – Intersindical/Trabalhadores
9. Engenheiro Sebastião Quintans – Empresário.
Setor Público - Suplentes
1. Walber Farias – Prefeitura
2. Rejane Viana – Prefeitura
3. José Edgley – Prefeitura
Sociedade Civil - Suplentes
4. Jorge Vilela – AACC
5. Ze Marques – ACICA
6. Geralda Gomes Silva – Associação de Moradores
7. Moisés Oliveira – MNLM
8. Milton Calá –Trabalhador
9. José Arlan – Empresário

Compartilhe este artigo :

Gostou do que leu? Comente. Compartilhe. Divulgue

RENASCER EM NOTÍCIA

Minha foto

AGUINALDO SILVA - Radialista Profissional - 2.913 DRT-PB, 46 anos, servidor publico, natural de Mulungú-PB, radicado em Cabedelo-PB desde 1988, divorciado, pai de um casal de filho, produtor e ativista cultural, socialista por convicção, militante social, cultural e político em Cabedelo,  blogueiro, escreve no site www.cabedelonarede.com.br e no blog www.renasceremnoticia.blogspot.com
Ama os seres humanos e detesta a desigualdade social. "Se voce é capáz de se indignar com o sofrimento de seu semelhante, somos amigos" Frase de Che Guevara que tem como moldura em sua vida.
Atualmente trabalha na Casa da Cidadania de Cabedelo e busca ativar o movimento cultural do Renascer e interligar em rede, o terceiro setor de Cabedelo.
 
Site: Cabedelo Na Rede : Click aqui Copyright © 2011. Renascer em Notícia - Editado por Rhicardho
Proudly powered by Blogger